Diogo Lima
Continue lendo

Um ciclo de palestras representou a estratégia utilizada para envolver os participantes da primeira Semana Pedagógica do Campus Barra do Corda do IFMA. Realizada nos dias 20 e 21 deste mês, a iniciativa levou informações diversas para a equipe nomeada de professores e técnicos administrativos.
A acolhida na abertura foi realizada pelo diretor geral do Campus Barra do Corda, professor Batista Botelho, e pela Diretora de Ensino, professora Luzimary Rocha. A programação contou com palestras e temas diversos, dentre elas: “Inclusão e Gêneros”, ministrada pela professora Gracimary Bastos; e “Orçamento”, feita pelo contador do Campus, Antônio Vitor Santos, com explicações dos procedimentos de manejos de custeios e investimentos e temas afins.
Fecharam os trabalhos do primeiro dia, mais dois momentos: “O Sistema Q-Acadêmico do IFMA”, a cargo do analista em TI, Diego Leonardo, e “A Cultura Indígena de Barra do Corda”, apresentada pela pedagoga Marinete Lobo. “Destacamos as características históricas das etnias Tenetehara-Guajajara e Kanela, como as nações vêm interagindo entre elas e com os não-índios na região ao longo dos tempos, principalmente dos conflitos que são latentes. Apresentamos também o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas indígenas na região”.
No dia 21 foi apresentada proposta de trabalho do Núcleo de Estudos Ambientais do Campus Barra do Corda, pela professora Flávia Arruda, com enfoque em três projetos em vista: "Calendário Ambiental", "Trilha Ecológica" e "Mochila do Educador Agroflorestal". A ideia, segundo Flávia Arruda, é abrir para a participação de todos que queriam contribuir de alguma maneira com a questão ambiental.
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescendentes (NEABI) foi o destaque da palestra do professor Eduardo Melo. “O NEABI tem um papel muito importante a desenvolver em pesquisa e extensão na região de Barra do Corda. O local é vasto campo de estudo, principalmente no que se refere a questão indígena", disse.
Após o ciclo de palestras, a professora Luzimary fez os encaminhamentos finais e encerrou a programação, agradecendo a presença e o envolvimento de todos os profissionais. Uma nova rodada de sensibilização/capacitação dos servidores (as) do Campus Barra do Corda deve acontecer no período de 02 a 04 de fevereiro. “Desde já, ficam convocados todos os servidores do Campus para mais essa etapa de formação”, concluiu.
Barradocorda.ma.gov.br
0 comentários diário:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !